Adolfo Faúndez
O trabalho de artes plásticas de Adolfo Faúndez busca ampliar a carga semântica na mensagem visual através da exploração estética das técnicas visuais de composição e de estratégias de comunicação, tendo como suporte material elementos elaborados em madeira e pintados com tinta acrílica. As diferentes composições planas articulam-se em uma distribuição harmônica de cores e formas, segundo uma ordem que as torna, na visada de um leitor-espectador partícipe, formas construtivas que re-lembram o processo de alfabetização visual e promovem uma leitura expandida que ultrapassa as fronteiras formais da obra.
Gersont Silva
O tema do movimento perpassa os objetos e pinturas em acrílica sobre tela apresentados - e vivenciados - pela artista Gersony Silva ao atrelar a presença física do corpo e da natureza à representação conceitual metafísica, integrando vida e obra. Como produto de um ser humano, parti pris a obra já não é perfeita; silhuetas fotográficas maculam o branco da tela em antecipação ao viés inevitável da ação muscular pulsante do autor e das condições ambientais de atmosfera e pressão, evidenciando a sina da corporificação da ideia, da obra como despojos do combate do Eu com a mente, que só idealiza dentro de cavernas.
Helô Alcantara Machado
A simultaneidade e a justaposição de linhas, cores e volumes, que geram novas tonalidade em combinação inesperadas, revelam-se na fase mais recente da obra de Helô Alcantara Machado. As 22 pinturas a óleo sobre tela em exibição indicam que sua pesquisa enfatiza sobretudo a riqueza do universo cromático e seus limites. Quadrados, triângulos, retângulos e círculos formam composições propícia ao aprofundamento da ilusão do encontro das cores, ora sobrepondo, ora transfixando camadas sedimentadas de pigmento. Através do jogo de transparências sobre as figuras geométricas que se sobrepõem, a artista amplia a palheta a partir das cores primárias e de suas complementares ao harmonizá-las em consonância com as gramáticas da escala de cor e da gama claro-escuro.