Magic Deliver

Uiso Alemany

27.08 - 12.09.2013

Uiso Alemany17.jpg

.

 

 

 

Uiso no Brasil

 

Emanoel Araujo

Artista plástico e Curador do Museu Afro Brasil

 

Uiso Alemany é um valenciano que escolheu a cidade de São Paulo para trabalhar e viver longas temporadas. Seu amor pelo Brasil já vem de longos anos. Tudo começou no Recife, depois ele experimentou Salvador e, atualmente, São Paulo, onde criou essa nova suíte de desenhos e pinturas.

Esse inquieto criador já experimentou as atmosferas de África, de Cuba, de Lisboa e de sua própria terra, a cidade mediterrânea de Valência, onde em seu atelier (um galpão arrodeado por enorme plantação de hortaliças) trabalha freneticamente em obras de grandes dimensões, uma espécie de laboratório, cercado de materiais os mais diversos e inusitados.

Uiso Alemany vem da tradição da célebre pintura matérica, densa e trágica, da Espanha dos anos 60. Anos depois ele incorporou a suas obras as experiências de um inveterado viajante pelo mundo afora, buscando novos desafios.

Vieram as máscaras incorporadas às grandes caixas das embalagens, expostas aqui em São Paulo na Pinacoteca, depois a série de grandes cabeças de gorilas, incorporado numa mixed media de pastel sobre papel, madeira, alumínio e outros materiais, uma pintura como objeto trouver.

Pernambuco e Bahia fizeram parte do seu repertório, buscando um entendimento com a cultura dessas cidades, sem se encantar com o folclóre exposto aos olhos de quem chega.

Essa nova exposição em São Paulo, na Galeria caribé, traz duas novas séries de seus trabalhos, Ladeira do Desterro Magic Deliver. Seu inegável talento se expressa nas grandes obras criadas em São Paulo e em Salvador, uma pintura com fortes rajadas de cores, de um grafismo requintado e expressionista, que marca assimetricamente a nova figuração densa e dramática. Uma obra com uma enorme dose de sedução, provocada pelo gesto largo quase frenético de fomínio do espaço, essa função contemporânea do criador de expressar sentimentos comprometidos com a lógica do pensamento racional.

As pinturas da série Ladeira do Desterro Magic Deliver flutuam entre uma abstração e uma figuração concisa e reducionista, formas que flutuam no espaço como notas musicais desenhadas em movimento. Formas negras, vultos negros, sombras negras povoam uma atmosfera como máscaras e corpos que dançam e provocam pela sensualidade, pelo erotismo de quem aprendeu a lidar com a natureza humana dentro e fora de seu habitat.

Essas obras da série Deliver plasmam pelo sentido metafórico de suas próprias idas e vindas, uma uma espécie de procura e de entrega da qual ele vive experimentando as sensações de fora e de dentro da sua alma de obcecado por sensações novas, novas cores, novas vivências.

As pinturas de agora são obras do temperamento de um artista movida pela grande arte do passado de sua terra, expressa pelos grandes mestres da pintura espanhola de todos os tempos.

 

 

.